Nacional
ONU escolhe Graça Machel para advogar pelo desenvolvimento sustentável
2016-01-21 07:08:41 (UTC+00:00)
Graça Machel, activista moçambicana e presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), foi escolhida para advogar pela promoção de acção para se atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
MAPUTO- Os objectivos em causa foram adoptados a 25 de Setembro de 2015 pelos chefes de Estado e de Governos de todo o mundo na Cimeira da ONU.
Machel é uma das 17 proeminentes figuras apontadas a dedo pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, numa lista divulgada esta terça-feira através da página de Internet desta organização.
Dentre as figuras escolhidas por Ban Ki-moon constam o melhor jogador do mundo, Leonel Messi; a cantora Shakira; o Presidente do Ghana, John Dramani Mahama; Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega; Rainha Mathilde da Bélgica; Princesa Victoria da Suécia; académicos; empresários entre outras personalidades.
Os ODS constituem um conjunto de compromissos feitos pelos líderes de todo o mundo para acções concertadas contra a pobreza, promoção e distribuição da riqueza, manutenção da paz, bem como a garantia de um planeta saudável e digno para as actuais e futuras gerações. [FI]