Nacional
ONU: Moçambique discute problema dos refugiados em Genebra
2016-10-07 11:14:53 (UTC+01:00)
Moçambique participa, desde segunda-feira, na 67ª sessão do Comité Executivo do Alto Comissariado para os Refugiados (EXCOM), que decorre em Genebra, Suíça.
MAPUTO - A sessão em que Moçambique participa com uma delegação chefiada pelo Embaixador António Inácio Júnior, Director do Instituto Nacional de Apoio aos Refugiados (INAR), em representação da Vice Ministra dos Negócios Estrangeiros, Nyeleti Brooke Mondlane, contou na cerimónia de abertura com a presença do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
Intervindo durante a sessão da abertura Ban Ki-moon destacou o universo de deslocados internos no mundo que atinge actualmente a cifra de 65 milhões de pessoas o que representa mais do dobro durante uma década que corresponde ao seu mandato.
O Secretario Geral das Nações Unidas, alertou para a necessidade de ser o momento de os Estados-membros agirem com determinação, honrando com os seus compromissos, sob pena de serem julgados pela história.
Uma nota de destaque está relacionada com o apelo de Moçambique para que seja estabelecida uma relação entre a dimensão da actual crise humanitária com a assistência para o desenvolvimento, visando combater a pobreza e outros fenómenos sociais que tem efeito negativo no que tange aos direitos dos refugiados e a população ou comunidades hospedeiras.[EL]