Nacional
Operadores advogam exploração sustentável albufeira de Cahora-Bassa
2016-08-26 13:15:48 (UTC+01:00)
O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas está a estudar junto com os operadores pesqueiros uma plataforma para garantir uma gestão sustentável dos recursos ao longo da albufeira de Cahora-Bassa.
MAPUTO- O ministro do pelouro Mar, Águas Interiores e Pescas Agostinho Mondlane, citado pelo Notícias, disse ser urgente a necessidade de harmonização das acções que servirão de base para o alcance de um consenso para a mitigação dos efeitos emergentes na actividade piscatória na albufeira de Cahora-Bassa.
Mondlane falava ontem, durante um encontro com as associações de pescadores semi-industrial de Kapenta e de pesca artesanal incluindo do sector familiar, realizado em Chitima, distrito de Cahora-Bassa, em Tete.
“Temos que estarmos juntos e com mesmo pensamento em torno da necessidade de uma maior interacção para a mitigação dos problemas que hoje afectam a actividade piscatória na albufeira”- disse Mondlane.
Segundo explicou, na ocasião, com o encontro pretende-se identificar formas de dinamizar a pesca de modo a torna-la cada vez mais sustentável contribuindo para a melhoria da dieta alimentar da população e geração de receitas para o Estado. [FI]