Nacional
"Os resultados não são para hoje ou amanhã" Nyusi
2019-06-19 07:55:48 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem, em Maputo, que o anúncio da decisão final de investimentos do projecto de exploração de gás natural da área 1, da bacia do Rovuma, representa um importante marco para a economia de Moçambique.
MAPUTO- No entanto, chamou a atenção para a necessidade de o país saber gerir as muitas expectativas que se criam com a exploração destes recursos.
"Devemos ter a serenidade e o bom senso e reconhecer que os resultados não são para hoje ou amanhã, virão com o tempo, portanto, há um conjunto de expectativas por gerir de parte a parte. Devemos tomar em consideração que levará tempo até ao retorno do investimento", disse o Presidente, intervindo na cerimónia de anúncio da decisão final de investimento do projecto liderado pela Anadarko.
Trata-se de um investimento calculado em cerca de 20 biliões de dólares norte-americanos e com potencial para gerar receitas na ordem de dois biliões de dólares anuais por um período de 25 anos. Este é para já o maior investimento de sempre em África e colocará Moçambique entre os três maiores produtores mundiais de Gás Natural Liquefeito.
Para Filipe Nyusi, a calendarização deste projecto apresenta oportunidades únicas para promover a expansão da economia, a promoção de emprego, geração da renda e diminuição da pobreza, resultando na redução das desigualdades sociais e da melhoria do desenvolvimento económico.
Para o Chefe do Estado, o potencial contributo do sector do gás para um crescimento rápido do Produto Interno Bruto (PIB) tem de ser um catalisador do processo de diversificação da economia.
"Temos de saber aproveitar os ganhos dos nossos recursos naturais para investir em sectores importantes como agricultura, o agro-processamento, o turismo, as infra-estruturas, assim como em sectores sociais como a educação e saúde", apelou Nyusi.
É que, segundo ele, este é o caminho que permitirá às famílias rurais passarem de uma agricultura de subsistência para a comercial e ter mais infra-estruturas de suporte para melhor escoar os produtos para os mercados.
Reiterou que neste sentido, recai sobre os parceiros Governo/empresas a responsabilidade de melhor explorar os recursos do subsolo e do mar, transformando-os em riqueza para os moçambicanos.
A cerimónia de anúncio da Decisão Final de Investimentos da Anadarko também foi marcada pelo discurso do presidente da companhia, Al Walker, que considerou o evento como o culminar de um percurso iniciado em 2005, quando a sua companhia ganhou o concurso para a pesquisa de hidrocarbonetos na área 1 da bacia do Rovuma.
Na cerimónia falou também a secretáriade Estado adjunta do Comércio para África, Karen Kelly, para quem a concretização do projecto da Anadarko contribuirá para o desenvolvimento de Moçambique e do Continente Africano, no geral.
Kelly expressou o seu agradecimento pelo empenho de todos os parceiros no projecto que, segundo acredita, poderá contribuir para o surgimento de mais parcerias entre as empresas americanas e africanas.
A cerimónia de ontem também contou com a presença do Presidente do Zimbabwe, Emnerson Mnanangagua, do Rei Mswati III, do eSwatini, do Primeiro-Ministro do Lesotho, Thomas Thabane, representantes dos parceiros da área 1, de outros Estados africanos e das empresas nacionais.
Fonte:Jornal Notícias