Nacional

"Ossufo Momade deve aproximar aos militares" Daviz Simango

2019-06-18 07:27:21 (UTC+01:00)

O presidente do Movimento Democrático Moçambique (MDM), Daviz Simango, exortou, ontem, à liderança da Renamo e aos guerrilheiros, ora desavindos, a serem humildes e a se acarinharem, para evitarem um provável conflito armado.

MAPUTO- "O presidente Ossufo Momade deve aproximar aos militares e estes devem, também, ter humildade suficiente para aceitar um diálogo, para que possam ultrapassar este diferendo e tem de ser urgente", disse Daviz Simango.

Simango acrescentou que a Renamo, o Governo e os parceiros envolvidos no processo de desmilitarização do partido em apreço e pacificação do país devem accionar os mecanismos possíveis para que os guerrilheiros sejam incluídos na reintegração na sociedade.

De recordar que na semana passada, um grupo de homens armados da Renamo acusou, Ossufo Momade, de ser imparcial na condução do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) com o Governo, relativamente no que tange à criação da lista dos militares a serem enquadrados nas Forças de Defesa e Segurança, e ameaçou atacar e tirar Ossufo Momade da liderança do partido até a primeira quinzena de Julho.