Nacional

Ossufo Momade vai continuar a residir na Serra da Gorongosa

2019-01-18 05:46:35 (UTC+00:00)

O novo presidente Renamo, Ossufo Momade, defendeu ontem a coesão no partido, assegurando o "compromisso pela paz". Contudo, continuar a residir na serra da Gorongosa enquanto decorrem o diálogo para "uma paz efectiva".

"Precisamos de muita união, para a vitória nas próximas eleições" precisou Ossufo Momade, no seu primeiro discurso como presidente eleito do principal partido da oposição em Moçambique, no final do 6.º Congresso na Gorongosa, Sofala, centro de Moçambique.

Ossufo Momade, que dirigia o partido interinamente há oito meses, após a morte do ex-líder Afonso Dhlakama, disse que para a sua governação vai prevalecer o lema da campanha que realizou: "Renamo unida rumo a vitória".

Referiu que a sua eleição fortaleceu a democracia interna do partido, agradecendo o apoio da ala militar, por permitir a realização do congresso na Serra da Gorongosa, "um sonho do ex-líder", por ser o local onde Afonso Dhlakama se encontrou com o Presidente moçambicano Filipe Nyusi, durante as recentes negociações de paz.


"Essa lição [de não retorno à guerra] está nas nossas cabeças. Nós não vamos primar pela guerra, nunca", disse Ossufo Momade, garantindo que a Renamo "assumiu o compromisso" do ex-líder, para a pacificação do país através do diálogo.[CC]