Nacional

OTM sem muitas manobras para influenciar no aumento salarial

2016-04-03 14:27:49 (UTC+01:00)

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique - Central Sindical (OTM-CS) diz que a actual conjuntura social, política e económica constitui um teste espinhoso à capacidade de defender os direitos e interesses dos trabalhadores.

Em comunicado tornado público semana finda, a OTM indica que os sinais passados pelo executivo dão conta que a situação em 2016 será ainda mais dura devido ao cenário de contingência devido as calamidades naturais.

Segundo a fonte, a seca no sul e as cheias no norte estão acima das expectativas do Governo, um cenário que poderá criar algum problema a nível da produção.

“É com este cenário que o movimento sindical moçambicano embarca na sua luta perene de procura de melhores condições laborais e salariais para os trabalhadores moçambicanos no ano de 2016. Um teste espinhoso à sua capacidade de defender os direitos e interesses dos trabalhadores”, sublinha o comunicado intitulado “O Salario Mínimo em Moçambique”.

Quanto a 2015, a OTM refere que não foi apenas um ano difícil, mas também um ano em que a massa laboral empreendeu “um exercício hercúleo de sobrevivência”.

EM 2015, acrescenta a OTM, coincidiram tantas notícias más para a população moçambicana como “a subida do preço do pão, da água e electricidade, do carvão vegetal, para além dos produtos alimentares de primeira necessidade, algo agravado pela prolongada seca na região sul do país e pelo reacender do conflito politico - militar”.

“Para o trabalhador, operário e camponês moçambicano, adiar o almoço para poder ter um jantar, viajar sob o vento poeirento e desconfortável do “mylove” (carrinha de caixa aberta usada como transporte público de passageiros), abandonar a matrícula do seu educando, e lavar o uniforme de noite para poder vesti-lo na manhã seguinte não foi só um fenómeno de 2015. Este é o cenário que os trabalhadores bem conhecem e o têm vivido há anos”, lê-se no comunicado.

O documento acrescenta que “Já nos últimos quatro meses do ano a situação económica do trabalhador e da população em geral piorou tendo - se encontrado um bode expiatório para esse fenómeno: o dólar norte – americano”.

A OTM-CS é membro da Comissão Consultiva do Trabalho (CCT), um fórum tripartido que junta o Governo, empregadores e sindicatos, no qual se faz a avaliação geral da situação Económica e Social do País para se produzirem recomendações tendo em vista o desenvolvimento económico e social da população moçambicana, incluindo a fixação do salário mínimo nacional.[CC]