Nacional
OTM Tete: Hostilidades militares afectam ambiente empresarial em Tete
2016-05-03 08:24:36 (UTC+01:00)
O secretário executivo da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM), a nível de Tete, José Freitas, afirmou que as hostilidades militares que se registam no Centro de Moçambique estão a afectar o ambiente de produção das empresas.
MAPUTO- Para inverter o ambiente que envolve as empresas e a vida dos trabalhadores, que não é dos melhores nos últimos tempos, o movimento sindical apela ao líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e Sua Excelência o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, para dialogarem, por ser uma forma que permitirá o salvamento da nossa economia, e a vida dos trabalhadores, afirmou Freitas.
Ele adiantou que um diálogo urgente permitirá o rápido término do conflito armado no país, que está a provocar a subida do custo de vida. O custo de vida está a ressentir-se no seio dos trabalhadores e das famílias, sem excluirmos a perda de vidas humanas, devido aos ataques que ocorrem nas rodovias, disse.
Para o secretário executivo da OTM-CS de Tete, a paz é um elemento fundamental para o progresso económico e social do país, pelo que o diálogo é a via mais correcta e democrática para a solução de qualquer diferença.
A OTM-CS está ainda preocupada com o elevado custo de vida e contractos precários celebrados entre os trabalhadores e as direcções das empresas.
Freitas mostrou ainda preocupado com a depreciação do metical face a moedas como o dólar, segundo a fonte, preocupa o movimento sindical porque os trabalhadores não conseguem satisfazer as suas necessidades básicas devido a alta dos preços dos produtos, contra salários baixos. [FI]