Nacional
Pais acusam próprios filhos de serem ladrões no bairro Djuba
2016-11-13 14:01:54 (UTC+00:00)
Os residentes do bairro Djuba, no distrito de Boane, província de Maputo, acusam os seus filhos de serem os larápios que, à calada da noite, invadem as residências e saqueiam bens.
MAPUTO-A acusação foi feita durante um encontro entre moradores dos bairros Djonasse, Beluluane e Djuba e a Polícia da República de Moçambique (PRM), ao nível da província de Maputo, que decorreu há dias na Escola Secundária Nelson Mandela, situada no posto administrativo da Matola-rio.
Isabel Manhiça, residente em Djuba, contou ao semanário domingo as noites naqueles bairros têm-se tornado um verdadeiro pesadelo, pois malfeitores invadem residências, estabelecimentos comerciais, arrombam viaturas, roubam bens, quantos podem, violam mulheres e, de seguida, colocam-se em fuga.
Entretanto, aquela moradora disse não ter dúvidas em relação a quem pratica os crimes: “são os nossos filhos que fazem isso”, acusou. Para ela, “não é possível que alguém de longe que não nos conheça venha nos roubar. E levam de tudo. Há dias foi abatido um boi e levaram toda a carne”.
A alta taxa de desemprego é apontada como uma das principais causas dos roubos. Entretanto,
o facto é agravado pela falta de iluminação nas vias públicas, conforme avançaram os moradores.[AM]