Nacional

País terá variedades de semente de milho tolerantes à seca e às pragas

2024-04-12 09:21:20 (UTC+01:00)

O Instituto de Investigação Agrário de Moçambique (IIAM) vai libertar, até ao próximo ano, duas variedades de semente de milho tolerantes à seca e ao ataque de pragas de broca e da lagarta de funil de milho.

Segundo noticiou a Rádio Moçambique (RM), trata-se de variedades que após a modificação genética em laboratório, estão numa fase de experimentação no regime de confinamento em seis polos de investigação no País.

A acção visa fazer face aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, que concorrem para a redução dos rendimentos de produção agrícola com destaque para o milho, principal cultura alimentar para a maior parte dos moçambicanos.

A directora-geral do Instituto de Investigação Agrário de Moçambique, Zélia Menete, disse que os resultados da investigação são promissores, mas aguardam pela autorização do grupo multi-institucional de biossegurança para a libertação ao ambiente.

Zélia Menete aponta como objectivo final, a garantia da soberania alimentar e o alcance das metas de desenvolvimento sustentável que é a eliminação da fome até o ano de 2030.