Nacional
Pantie apela aos homens armados da Renamo para abandonarem as matas
2015-08-10 08:00:00 (UTC+01:00)
O membro da Comissão Política e Secretario do Comité Central da Frelimo para a Organização, Sérgio Pantie, apela a Renamo a desarmar os seus homens e parar de intimidar os moçambicanos com ameaças de retorno a guerra em benefício da paz no país.
MAPUTO- Pantie falava num comício que orientou sábado na cidade de Pemba, acto que marcou o fim da sua visita de trabalho de três dias a província de cabo delgado, no âmbito do acompanhamento das eleições internas a nível dos órgãos de base do partido.
Aquele dirigente do partido no poder reiterou o apelo aos homens armados da Renamo, para abandonarem as matas e se juntarem a outros moçambicanos no processo de desenvolvimento do país.
Disse, citado pela Radio Moçambique (RM), que o povo esta neste momento empenhado no trabalho e no combate a pobreza.
Sérgio Pantie apelou a população de Cabo Delgado para continuar a ser vigilante a unido e distanciar-se das pretensões da Renamo de dividir o país, propaladas pelo seu líder Afonso Dhlakama.
O membro da Comissão Política e Secretario do Comité Central da Frelimo para a Organização recordou igualmente que a preocupação do Governo e da população é manter e consolidar a paz e a unidade nacional.
Sérgio Pantie afirmou que o Governo continua aberto para a integração dos homens residuais da Renamo nas forças de defesa e segurança e na vida social, tendo para o efeito criado o fundo para a paz e reconciliação.
Em Cabo Delgado, Pantie escalou sucessivamente a cidade de Pemba e os distritos de Ancuabe Chiure, onde, além do acompanhamento do pulsar do partido, inteirou-se do processo de eleições internas dos órgãos de base do partido e manteve encontros com a população local. [FM]