Nacional

Parlamento vai aprovar novo modelo para viabilizar eleições de Outubro

2019-03-04 13:25:39 (UTC+00:00)

A proposta do novo modelo de governação descentralizada das províncias e das autarquias locais foi matéria de debate na mesa redonda que juntou académicos, deputados e membros da sociedade civil.

MAPUTO- O deputado e presidente da Primeira Comissão da Assembleia da República, Edson Macuácua diz que a proposta é um exercício complexo que está na sua fase inicial, mas que tem como prioridade a viabilização das eleições de Outubro.

Macuácua diz que não existe um modelo perfeito e acabado de descentralização administrativa. A proposta submetida pelo governo na Assembleia da República servirá apenas para viabilizar a realização das eleições de Outubro próximo e a entrada em funcionamento dos novos órgãos.

Por seu turno, a representante da embaixada da Suécia, Marie de Frutos que também participou do evento, considerou que a descentralização é a resposta adequada para criar um ambiente político favorável para o desenvolvimento, bem como a organização de processos eleitorais justos e transparentes.

O evento organizado pelo EISA e o ADS em parceria com a Primeira e Quarta Comissões da Assembleia da República contou com a presença de representantes dos partidos políticos, académicos entre outros convidados.