Nacional
Pesca ilegal causa prejuízos acima de 23 milhões de dólares
2016-08-01 09:06:21 (UTC+01:00)
Os prejuízos provocados pelo exercício da pesca ilegal todos os anos superam os 23 milhões de dólares americanos, segundo dados recentemente avançados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
MAPUTO- Segundo o director-geral da FAO, José da Silva, citado pela AIM, só em 2015, um em cada seis navios terá estado envolvido na pesca ilegal, daí a importância de os países aderirem ao Acordo sobre Medidas dos Estados do Porto para Prevenir, Impedir e Eliminar a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada (PSMA).
Moçambique faz parte do acordo promovido pela FAO, que entrou em vigor recentemente, e constitui o primeiro tratado internacional juridicamente vinculativo com a União Europeia (EU) centrado no combate à pesca ilegal, tendo a adesão de mais de 30 países.
O acordo, segundo o director, constitui um grande passo para a regulamentação do sector das pescas cujas actividades ilícitas superam 23 mil milhões de dólares por ano. As suas inspecções vão complementar o combate ao trabalho escravo nas indústrias pesqueiras, o comércio ilícito das espécies em vias de extinção e uma melhor gestão das áreas marinhas protegidas a nível mundial.
Para o representante da FAO em Moçambique, Castro Camarada, este acordo é oportuno e vai certamente contribuir para a mitigação da ocorrência da pesca ilegal, que pode representar enormes perdas para o país. [FI]