Nacional

PJ sugere nome Samora Machel para o Aeroporto internacional de Maputo

2016-10-20 14:08:10 (UTC+01:00)

Parlamento Juvenil (PJ) propõe que o Aeroporto Internacional de Maputo passe a ostentar o nome do primeiro Presidente de Moçambique independente e fundador da nação moçambicana, Samora Machel.

MAPUTO- O fundamento para esta proposta, que ontem foi entregue ao Gabinete do Presidente da República, subscrita, segundo o PJ, por cerca de 50 mil pessoas em todo o país, é que Samora Machel é o fundador do Estado moçambicano.

Segundo Salomão Muchanga, presidente desta agremiação de advocacia pelos direitos da juventude, foi pelo aeroporto internacional de Maputo que Samora Machel entrou para a capital do país para proclamar a independência nacional, a 25 de Junho de 1975, e ponto de entrada de delegações estrangeiras que pretendiam ter contacto com Machel.

“Samora Machel foi um estadista de estatura universal, de imensurável dimensão revolucionária sem paralelo na época contemporânea, combatente da liberdade e homem de justiça social. Passam 30 anos do seu assassinato e ninguém nos diz quem o matou. É assim que a nossa geração decide homenageá-lo, propondo que o Aeroporto Internacional de Maputo seja chamado Aeroporto Internacional Samora Machel”, afirmou.

Salomão Muchanga disse ainda que Samora Machel representa a aspiração mais profunda de todo o povo moçambicano, sobretudo para a juventude, um símbolo da recusa firme à humilhação. Considerando-o homem de ideais sólidas sobre Moçambique, África e o mundo, o presidente do Parlamento Juvenil defende que, quer onde se esteja, o nome de Samora é Moçambique e o seu povo.

Segundo o presidente da PJ, Samora e a juventude libertária são inseparáveis, são a mesma coisa. “Vestimo-nos novamente de orgulho para proteger a pátria que Samora libertou. É uma acção popular. Nenhuma homenagem seria suficientemente valorosa, mas este é o nosso encontro com Samora. É Samora a aspiração mais profunda de Moçambique que queremos”, disse.[VM]