Nacional

Plano de Desenvolvimento do projecto FNLG Coral Sul vai criar 820 novos postos de trabalho

2016-02-25 14:01:37 (UTC+00:00)

Com a aprovação pelo Conselho de Ministros, do Plano de Desenvolvimento do projecto FNLG Coral Sul, um total de 820 novos postos de trabalho serão criados no país.

MAPUTO- O Plano de Desenvolvimento do projecto FNLG Coral Sul visa a extracção e liquefacção do gás natural usando uma plataforma flutuante em alto mar.

O projecto a ser implementado ainda este ano pela ENI East Africa, esta localizado na área 4 da Bacia do Rovuma, e numa primeira fase permitirá a extraçào de 4,7 triliões de pés cúbicos de gás natural e a produção de 3,37 triliões de gás natural liquifeito (LNG).

O plano de Desenvolvimento hora aprovado, constitui a primeira fase, uma vez que estima-se que na área 4 da Bacia do Rovuma existam cerca de 15,65 triliões de pés cúbicos de gás natural.

Assim, os projectos subsequentes de exploração do remanescente gás natural do reservatório Coral e de toda a descoberta e sua liquefacção serão objecto de Planos de Desenvolvimento específicos a aprovar oportunamente pelo Governo.

A aprovação deste plano vai catapultar o desenvolvimento da zona norte do país, através de implantação de infra-estruturas básicas de apoio ao funcionamento operacional.

Importa frisar que dos 820 postos de trabalho a serem criados 90 por cento será preenchida por mão de obra nacional a serem profissionalmente capacitados para o efeito.