Nacional
PM exorta moçambicanos a promoverem acções concretas para consolidação da paz
2015-09-07 05:50:42 (UTC+01:00)
O Primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, exortou ontem a cada um dos crentes, confissões religiosas e a sociedade em geral a promoverem acções concretas que concorram para a manutenção e consolidação da paz efectiva em Moçambique.
MAPUTO - Explicando a razão da sua exortação, o governante afirmou que só com a paz efectiva é que todos poderão continuar a fazer maravilhas ao longo dos próximos anos, em benefício da população moçambicana.
Segundo a AIM, o Primeiro-ministro falava no município da Matola, província meridional de Maputo, aos cerca de 20 mil crentes que foram ao estádio da Machava para testemunhar a celebração do encerramento da eucaristia jubilar, acto solene que coincidiu com a celebração dos 75 anos da criação da Arquidiocese de Maputo.
Dar graças ao Senhor pelas maravilhas realizadas ao longo destes anos foi o tema escolhido para aquele momento festivo, o qual o dirigente considera que deve servir também de reflexão sobre o significado do jubileu na vida quotidiana de cada um dos crentes.
“Gostaríamos de convidar a todos aqui presentes a exaltar e a pôr em prática os valores mais nobres de ser crente, como o perdão, reconciliação, amizade, amor ao próximo e a concórdia. Estes são alguns pilares para o fortalecimento de uma sociedade estável, em paz e unida. Meus irmãos, se nos ameaçarmos e matarmo-nos uns aos outros, nada, com isso, ganhamos. Com ódio, rancor, ira, ciúmes uns com os outros, nunca haverá harmonia nas famílias, nem desenvolvimento no país”, disse Do Rosário.
Para o governante, todos devem viver em paz e unidos, para poderem vencer todos os males que ainda assolam a sociedade, como é o caso da pobreza.
O Primeiro-Ministro aproveitou a oportunidade e exaltou à Igreja pelo seu papel no desenvolvimento da educação das comunidades, mostrando o quão importante é a unidade, paz, o bem-estar social, o respeito pelo próximo e o entendimento mútuo.[OD]