Nacional

PNUD continua a apoiar a reconstrução de Cabo Delgado

2023-03-28 09:15:49 (UTC+01:00)

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) garante que vai continuar a apoiar o país na reconstrução da província de Cabo Delgado, devido ao terrorismo.

De acordo com a Rádio Moçambique, o administrador do PNUD, Achim Steiner, deu a garantia ao Presidente da República, Filipe Nyusi, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, depois de um encontro que mantiveram nesta segunda-feira.

À imprensa moçambicana, Achim Steiner disse que o PNUD espera continuar a apoiar o país na realização das suas prioridades de desenvolvimento, também na sua presença no Conselho de Segurança das Nações Unidas, demonstrando a centralidade das questões de desenvolvimento mesmo na abordagem de temas sobre a paz e segurança nos dias de hoje.

Em meio a isso, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, disse que a situação em Cabo Delgado já não é tão grave como anteriormente. Falou da necessidade de se trabalhar com os vários parceiros, incluindo a SADC, que tem presença militar na província.

Neste contexto, o Governo moçambicano entende que, mais do que ajuda humanitária, em Cabo Delgado, o foco deve ser dado às acções de desenvolvimento tal como disse a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo:

“É preciso reconstruir Cabo Delgado e encontrar-se formas de efectivamente apoiar aquelas pessoas que estão em Cabo Delgado, virando um pouco o paradigma em termos de apoio humanitário, que permita os deslocados sonharem, olharem para a frente com a esperança de que podem ter uma vida melhor. Portanto, nessa vertente haverá apoio para o desenvolvimento”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo “, falando à imprensa moçambicana, em Nova Iorque, na partilha dos resultados dos encontros mantidos, ontem, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, com diferentes individualidades, no âmbito da semana de trabalho, nas Nações Unidas.