Nacional

Polícia acolhe mulheres e crianças em fuga do grupo armado em Nangade

2018-05-07 06:28:13 (UTC+01:00)

A polícia da República Moçambique (PRM) anunciou ontem ter acolhido em Nangade, província de Cabo Delgado, três mulheres que fugiram do esconderijo de um dos grupos armados que tem atacado aldeias naquela zona.

MAPUTO -Com elas, a pé, seguiam pelo menos três crianças, duas das quais ficaram hospitalizadas e que viviam também no suposto reduto, de acordo com uma reportagem da Televisão de Moçambique. No mesmo local dizem estar outras 200 mulheres.

Segundo contaram, deixaram as aldeias a convite dos maridos com promessa de vida milionária em Mocímboa da Praia, município vizinho.

No entanto, foram transportadas durante a noite, em canoas, para um local desconhecido na mata com "um ambiente semelhante ao de um quartel" e onde lhes foram retirados os telemóveis, contaram.

Tinham pouca comida, serviam-se de mandioca roubada pelos homens em terrenos nas imediações e tiveram dificuldade em fugir, acrescentaram.

A província de Cabo Delgado tem sido palco de confrontos esporádicos entre alegados grupos armados, forças de segurança e população, alguns dos quais provocando vítimas civis.[CC]