Nacional

Poliomielite: Moçambique declara Emergência de Saúde Pública

2022-05-20 09:29:15 (UTC+01:00)

Moçambique declara Emergência de Saúde Pública devido ao registo do primeiro caso de poliovírus selvagem, numa criança residente no distrito de Changara, na provincia de Tete.

A identificação deste caso resulta da reforço na vigilância e campanha de vacinação contra a poliomielite que ocorre no país, desde que foi identificado um caso de poliovírus selvagem em Fevereiro passado no Malawi, escreve a RM.

O Director Nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, que falava, esta quarta-feira a jornalistas, assegura que o país realizou, com sucesso, duas rondas de vacinação nas zonas centro e norte, de um total de quatro planificadas.

O Ministério da Saúde recomenda aos pais para aderirem ao processo de vacinação contra a poliomielite na terceira ronda, prestes a iniciar em todo o país, face ao risco que a doença representa.

A segunda ronda de vacinação contra a poliomielite abrangeu cerca de cinco milhões e quinhentas mil crianças das Províncias do Centro e Norte do país, numa cobertura de cento e treze por cento da meta prevista.