Nacional
Ponte Maputo-Katembe: Famílias desapontadas com morosidade no processo de reassentamento
2015-08-26 14:48:51 (UTC+01:00)
As famílias residentes no Bairro da Malanga, na cidade de Maputo, afectadas pelo projecto da construção da ponte Maputo –Katembe, estão agastadas com a morosidade do processo de reassentamento e indemnizações.
MAPUTO - Falando ao nosso portal, as famílias para além de verem o processo a andar a passos de camaleão, dizem sentir-se limitadas naquele local, porque a empresa que faz a auditoria apelou à aquele grupo de moradores, para não fazer novas construções, visto que a qualquer momento serão retiradas para um outro espaço.
“O processo de reassentamento está correr de uma forma morosa, porque é um processo que está há seis anos. Primeiro veio uma empresa de auditoria contratada pela Maputo/Sul, prometeu talhões em Katembe, mas depois terminou em silêncio”, Nelio Chongo.
A nossa fonte contou ainda que a Maputo/Sul, tem vindo a manter encontros com as famílias, mas que de forma frequente terminam sem uma satisfação por parte dos afectados pelo projecto. “Já tivemos muitos encontros com os técnicos da Maputo/Sul, mas tem sido descontinuidade das reuniões anteriores, não tem havido uma solução satisfatória para nós”, explicou.
Uma moradora, afectada pelo projecto diz estar a viver insegura, uma vez que os técnicos da empresa contratada para fazer auditoria, tem levado muito tempo para se reunir com os moradores.
“Estamos há muito tempo a espera e nunca mais dá certo. Apelo a instituição que está em frente do processo de reassentamentos para seguir as directrizes das outras companhias quando estão neste processo no que toca a flexibilidade. Também somos limitados a não construirmos mais nada neste local, por que vamos ser retirados daqui quando não nos dizem”, disse uma residente. [OD]