Nacional

Ponte Marracuene-Macaneta aberta oficialmente ao público

2016-11-23 13:46:03 (UTC+00:00)

A ponte rodoviária sobre o Rio Incomáti, que liga o distrito de Marracuene e zona da Macaneta, na província meridional de Maputo, está oficialmente aberta ao público a partir de hoje, com tarifas a rondarem entre 50 e 900 meticais a portagem.

MAPUTO-O empreendimento custou cerca de 15,6 milhões de dólares financiados pelo governo chinês. A mesma faz parte do projecto da Estrada Circular de Maputo.

A AIM escreve que a inauguração da infra-estrutura foi feita ainda hoje pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete, numa cerimónia que contou com a presença do governador da província, Raimundo Diomba; embaixador chines, Su Jian, entre outros.

Bonete disse, no seu discurso dirigido à população, que o empreendimento vai permitir uma travessia mais segura, permanente e confortável do rio e, assim, reduzir o tempo de deslocação entre os dois pontos do distrito.

A ponte irá, na sua óptica, contribuir para a eliminação das assimetrias locais, regionais e nacionais e proporcionar uma multiplicidade de iniciativas de desenvolvimento.


O ministro entende que a travessia fácil e segura do Rio Incomáti vai igualmente impulsionar o turismo e outros negócios e reduzir os custos de transacção dos produtos agrícolas e outros, devido à maior facilidade de circulação entre a costa e o interior.

“
A ponte tem comprimento total de 310 metros; largura da plataforma (11 metros), incluindo dois passeios laterais (1,5 metros cada); largura da faixa de rodagem (8 metros). As obras duraram 17 meses, depois de terem arrancado em Abril de 2015.[AM]