Nacional

Possíveis candidaturas de Samito e Gilberto Mendes podem beneficiar Mondlane

2018-07-24 13:55:00 (UTC+01:00)

A possível candidatura de Samora Machel Júnior, com apoio de um Grupo de Cidadãos, pode significar uma dispersão de votos que poderá beneficiar alguns candidatos ou "Cabeça de Listas" que neste momento são considerados "muito fortes".

MAPUTO- Samito como é carinhosamente tratado, foi afastado da corrida interna na Frelimo para as autarquias de 10 de Outubro próximo, o que causou um descontentamento daqueles que acreditam no seu potencial.

Se Samora Machel Júnior, que se alega ter apoio de bases do partido nomeadamente da OMM, OJM e Antigos Combatentes, avançar poderá arrastar consigo muitos votos que no final do dia podem prejudicar a Frelimo e beneficiar uma outra candidatura.

Apesar de não gozar de muita popularidade no seio dos moçambicanos, Samora Machel Júnior, é visto pelas pessoas que apoiam a sua candidatura, como o homem certo para fazer face ao "Cabeça de Lista" da Renamo Venâncio Mondlane, que neste momento pode estar a esfregar as mãos de contente e a cruzar os dedos para que Samito avance com o apoio de um Grupo de Cidadãos.

Na verdade não é só Samora Machel júnior que pode ajudar a espalhar votos que podem prejudicar alguns e beneficiar os outros. O actor Gilberto Mendes, que também tem sido apontado como candidato pode "levar" consigo muitos eleitores que "comprem" as suas ideias.

Já os candidatos a "Cabeça de Lista" pelo partido Frelimo, parecem não reunirem muito consenso no seio dos moçambicanos, e mesmo dentro do próprio partido, visto segundo o que circula as bases OMM, OJM e Antigos Combatentes apoiam Samora Machel Júnior, os próximos dias dirão tudo.

Mas com o actual cenário, politico nacional se realizarem a 10 de Outubro como estão agendadas, Venâncio Mondlane, da Renamo é o principal favorito a conquistar a autarquia da capital do país, porque reúne maior consenso no seio da opinião pública em relação a outros candidatos.

Os próximos dias dirão tudo e quando a Frelimo e outros Grupos de Cidadãos apresentarem os seus "Cabeças de Listas", saberemos como será ou para que lado abalança da opinião pública irá pender.