Nacional
PR apela a vigilância contra os contrários à Paz
2017-05-12 07:02:49 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, apela ao povo moçambicano a manter-se vigilante contra os oportunistas que procuram, a todo o custo, inviabilizar os esforços de busca de uma paz efectiva, ora em curso no país.
MAPUTO- Falando num comício que orientou ontem, na localidade de Cazuzu, posto administrativo de Murrupula-sede, na província de Nampula, Nyusi destacou que enquanto se avança com o diálogo podem existir oportunistas que procuram dificultar, para dar uma falsa impressão de que o diálogo não está a avançar.
O Presidente da República realiza, desde esta quinta-feira até domingo, uma visita presidencial, de quatro dias, a província de Nampula, devendo escalar os distritos de Murrupula, Malema, Nacala-A-Velha, Mossuril e Angoche.
Segundo Nyusi, o promotor da paz é o povo, por esta razão, todos os moçambicanos são chamados a darem o seu contributo para a restauração de uma paz efectiva, condição principal para o desenvolvimento.
"Murrupula viveu momentos de ataques que, para além de provocar mortes, perturbavam a livre circulação de pessoas e bens. Agora vive-se um momento de calma com a cessação das hostilidades, mas, mesmo assim, não estou satisfeito porque tem que se viver um momento de paz absoluta", disse o Presidente Nyusi.
Realçou que os moçambicanos não devem viver de recuos e de medo, recordando que, há pouco tempo, Murrupula viveu um momento de medo e agitação devido a um mal-entendido que foi interpretado como sendo retorno a guerra.
"Os oportunistas estão no nosso seio. Os esforços de busca da paz não são somente tarefa do Presidente, mas de todos. Nós fazemos aquilo que o povo quer que seja feito", disse. [FM]
Fonte: Rádio Moçambique