Nacional

PR distinguido com o prémio "Excelência e Liderança"

2024-05-20 10:44:52 (UTC+01:00)

O Presidente da República, foi distinguido, com o prémio "Excelência e Liderança", pela sua visão na provisão de infra-estruturas ferroviárias ao serviço da região, as quais concorrem para a redução dos custos de transacção na indústria e comércio.

A distinção de Filipe Jacinto Nyusi foi feita no Malawi pela revista National Product Magazine, uma publicação internacional que destaca os avanços na produção e na prestação de serviços na África Austral.

Na cerimónia dirigida pelo ministro da indústria e comércio do Malawi, Sosten Gwengwe, foi destacada a figura do Presidente Nyusi pela sua visão na diplomacia económica, na criação de infra-estruturas para transportes que contribuem para o desenvolvimento sustentável e equitativo e, consequentemente, para a redução da pobreza na região.

A revista aponta o melhoramento do corredor logístico de Nacala, que está a apoiar o Malawi na coordenação do comércio regional, na redução de custos e do tempo na movimentação de carga, sobretudo combustíveis e fertilizantes.

Nyusi é, na visão dos mentores da distinção, uma figura que está a promover a competitividade como um processo activo que propicia a transição da vantagem comparativa para a vantagem competitiva, facto que acelera a integração regional rumo ao desenvolvimento industrial e para a prosperidade económica.

José Zitha, encarregado de negócios no alto comissariado de Moçambique no Malawi, foi quem recebeu das mãos do ministro da Indústria e Comércio do Malawi o prémio do presidente Filipe Jacinto Nyusi.

Na ocasião, também, foi premiada a empresa Cervejas de Moçambique, por ser uma das marcas internacionais mais preferida pelos malawianos.

O prémio é atribuído numa altura em que o alto comissariado de Moçambique, no Malawi, está em campanha de promoção de produtos moçambicanos no mercado deste país.