Nacional
PR enaltece heroicidade de Tazama através da escola de sargentos
2016-08-26 14:16:58 (UTC+01:00)
O Presidente da República Filipe Nyusi, saudou a decisão de atribuir o nome do Tenente-General Oswaldo Assahel Tazama, primeiro comandante-geral da Polícia, à recentemente criada Escola de Sargentos da PRM.
MAPUTO-De acordo com o Chefe do Estado, que esta semana falava em Metuchira, distrito de Nhamatanda, província de Sofala, onde procedeu à inauguração deste estabelecimento de ensino, com este acto valoriza-se o percurso deste herói nacional, que comandou a corporação policial de Maio de 1975 a Abril de 1978.
“Ao mesmo tempo, reconhecemos o papel desempenhado pelos moçambicanos na construção do novo Estado independente. Por isso saudamos a iniciativa e saudamos a população da localidade de Metuchira, que carinhosamente acolheu este estabelecimento de ensino no seu território” – destacou Filipe Nyusi citado pelo Notícias.
Oswaldo Tazama nasceu em 1940 no distrito do Lago, na província do Niassa. Em 1963, ou seja, aos 23 anos de idade, juntou-se à Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
A Escola de Sargentos de Polícia que carrega o nome do herói nacional tem como foco formar agentes que possam vir a dar um novo ímpeto às acções operativas da corporação, tudo com o intuito de responder às preocupações dos cidadãos sobre a segurança pública.[AM]