Nacional

PR endereça mensagem de condolências pela morte de Nkurunziza

2020-06-11 13:25:53 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou hoje uma mensagem de condolências ao povo e Governo da República de Burundi pela morte do Presidente Pierre Nkurinziza.

MAPUTO- “Enquanto a República do Burundi chora a morte de um dos seus filhos, em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de transmitir as nossas condolências a V.Excia e através de vós ao povo e Governo da República do Burundi, a quem igualmente transmitimos a nossa solidariedade”, lê-se na mensagem do Chefe do Estado, Filipe Nyusi.

“A contribuição impecável do Presidente Nkurinziza, o seu forte talento, inteligência e vigor na luta pela melhoria da vida dos seus compatriotas e prosperidade da República do Burundi, tornaram- no um modelo na arena política do seu país. Que a sua alma descanse em paz”, acrescentou.

O Presidente cessante do Burundi, Pierre Nkurunziza, morreu na segunda-feira de um ataque cardíaco fulminante, aos 55 anos de idade. A notícia foi avançada pelo Governo do país.

Segundo o Governo, Nkurunziza foi hospitalizado no sábado à noite, depois de assistir a uma partida de voleibol.

Em comunicado, o porta-voz do Executivo, Prosper Ntahogwamiy, afirmou que o país perdeu “um filho digno, um Presidente da República, um líder supremo de patriotismo nacional”.