Nacional
PR exalta abundância de recursos minerais no país
2019-03-27 13:59:41 (UTC+00:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje, na capital do país, que o nosso país foi abençoado por uma abundante riqueza em recursos minerais, quer no solo, como no subsolo.
MAPUTO- Nyusi falava durante a cerimónia de abertura do seminário de alto nível sobre fundos soberanos, que decorre no auditório do Banco de Moçambique, sob o lema “Preparando Moçambique para a era do gás natural”.
O Chefe do Estado disse que, a título ilustrativo, as estimativas apontam que o país possui na Bacia do Rovuma reservas em torno de 270 triliões de metros cúbicos de gás natural, o que nos torna detentores de uma das maiores reservas de gás natural.
Para além do gás natural, ainda temos carvão mineral, grafite, areias pesadas, ouro e pedras preciosas, citou alguns exemplos, neste evento organizado pelo Banco de Moçambique, em parceria com o Fundo Monetário Internacional (FMI), visando colher experiências internacionais sobre várias opções de política no domínio do uso das receitas resultantes da exploração do gás natural.
“É com enorme satisfação que temos vindo a acompanhar as notícias do estabelecimento de parcerias entre essas companhias e os seus futuros compradores, com destaque para o acordo, recentemente firmado entre o Governo e as grandes empresas de investimento directo estrangeiro no sector do gás”, referiu Nyusi.
No seu discurso, disse ainda que é neste contexto que assumimos ser momento oportuno para iniciarmos uma reflexão profunda, como nação, sobre como devemos gerir as receitas que provirão dessa exploração que se avizinha para que o país não seja encontrado de surpresa.