Nacional
PR exige rigor e disciplina na actuação da Polícia
2016-12-17 06:17:47 (UTC+00:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o agente da Polícia da República de Moçambique, PRM, deve primar pelo respeito, imparcialidade, respeito pelos direitos humanos e pelas instituições no desempenho das suas funções num Estado de Direito.
MAPUTO- Falando ontem, na qualidade de Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, durante o encerramento do 36º Curso Básico da PRM, que teve lugar na Escola de formação básica de agentes da Polícia de Matalane, província de Maputo, Nyusi frisou que o agente deve actuar sempre com rigor adequado tendo em conta a racionalidade dos meios aos seu dispor.
Filipe Nyusi, disse que a PRM tem a missão de proteger as pessoas e bens, garantindo a ordem e tranquilidade públicas, bem como o respeito pela Constituição da República e instituições democráticas.
Além de rigor, o Chefe do Estado exige inteligência e integridade porque a conjuntura actual faz com que os criminosos mudem constantemente as suas formas de actuação, através do uso de meios cada vez mais sofisticados.
O Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança alertou a PRM, em particular, e os moçambicanos em geral, a redobrarem esforços no combate e prevenção da criminalidade e sinistralidade que tendem a recrudescer no momento festivo. [FM]