Nacional
PR exorta à participação massiva na votação
2019-10-15 04:19:18 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou ontem aos potenciais eleitores a participarem massivamente na votação que hoje tem lugar no país e no estrangeiro para as eleições gerais e das assembleias provinciais.
MAPUTO- Em mensagem por ocasião do evento, o Chefe do Estado refere que as eleições gerais – presidenciais e legislativas – e das assembleias provinciais vão escolher o Presidente da República, os deputados da Assembleia da República, os membros das assembleias provinciais e, pela primeira vez, eleger os governadores de província.
Segundo o Presidente da República, as eleições que têm lugar são o corolário da evolução e consolidação democrática moçambicana e do cada vez mais enraizado processo de descentralização do poder, como mecanismo de garantia da participação do cidadão na solução dos problemas do país.
O Chefe do Estado lembra que as mesas das assembleias de voto abrem às 7:00 horas e encerram às 18:00 horas, logo que tenha votado o último eleitor dos presentes na fila da respectiva mesa de assembleia de voto.
Exorta a todos os cidadãos eleitores a se dirigirem o mais cedo possível às mesas das assembleias de voto, que permaneçam ordeira e pacificamente nas filas, exerçam o direito de voto e se retirem tranquilamente das assembleias de voto, dirigindo-se aos seus afazeres.
Filipe Nyusi endereçou uma palavra de apreço aos membros das mesas de voto, por terem aceite participar na nobre missão de dirigir o processo de votação e espera que desempenhem a sua tarefa de forma exemplar, imparcial e com profissionalismo, zelo, dedicação e disciplina.
Apelou aos agentes eleitorais provenientes dos partidos políticos para um maior profissionalismo e que dispam as camisas partidárias no momento da execução das suas actividades. Pediu aos delegados de candidatura para que fiscalizem o processo eleitoral sempre dentro das normas estipuladas por lei, no espírito de apoio aos membros das assembleias de voto, evitando todo o tipo de intromissões desnecessárias e de má-fé, só intervindo em momentos que devem, para a garantia da sua transparência e credibilidade.
Aos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), o Chefe do Estado apelou para que façam cumprir a legalidade, prevenir conflitos e garantir uma total integridade de todo o processo eleitoral. Segundo Nyusi, a Polícia tem também por obrigação garantir que os cidadãos se sintam livres, tranquilos, podendo votar sem nenhum tipo de receio, intimidação ou coacção.
Relativamente à actuação dos observadores nacionais e estrangeiros, disse ser expectativa do Governo que assumam a sua actividade com imparcialidade, independência, objectividade, neutralidade política em todas as circunstâncias e observância da legislação nacional.
O Presidente da República também se referiu aosórgãos de comunicação social, apelando aos profissionais desta área para que, no exercício das suas funções jornalísticas, cumpram com o seu papel de informar com isenção, tendo sempre em vista a verdade e os factos reais e evitem todo o tipo de manipulações, distorções ou interpretações infundadas dos acontecimentos.
Estão inscritos para as eleições de hoje as sextas gerais e terceiras das assembleias provinciais, 12.945,921 cidadãos eleitores. Concorrem para Presidente da República, Filipe Nyusi, pela Frelimo, Ossufo Momade, pela Renamo, Daviz Simango pelo MDM e Mário Albino pelo AMUSI.
Os eleitores vão ainda votar os 250 deputados e 794 membros das assembleias provinciais.
Fonte:Jornal Notícias