Nacional

PR Nyusi anuncia retoma do diálogo com nova liderança da Renamo

2018-05-18 06:29:19 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou ontem a retoma do diálogo com a nova liderança da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, para dar continuidade ao processo de construção da paz.

Nyusi, que falava durante o banquete que ofereceu ao seu homólogo ugandês, Yoweri Museveni, que ontem iniciou uma visita oficial de três dias a Moçambique, disse que o diálogo já deu passos suficientes, sobretudo o processo de descentralização

“Já iniciei o processo de diálogo com a nova liderança da Renamo, e espero que se finalize o pacote de descentralização com maior celeridade possível, o que implicará uma revisão pontual da Constituição da República”, afirmou.

O estadista moçambicano disse espera encerrar, em simultâneo, o pacote sobre assuntos militares, nomeadamente, desarmamento, desmobilização e reintegração dos homens armados da Renamo. Acrescentou que o processo já tem bases suficientes para arrancar.

Descreveu os primeiros momentos, do processo, quando começou a trabalhar na busca de uma paz efectiva no país, reiterando que a escolha de um diálogo directo com o antigo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, não significa fraqueza, nem cedência a qualquer custo e muito menos do esquecimento do passado.

“Tomamos o diálogo como método, uma abordagem pragmática da construção de um futuro de prosperidade para o povo moçambicano, numa perspectiva humana e de profundo respeito pela vida dos moçambicanos que continuavam em risco”, vincou.

Actualmente, a Renamo é liderada pelo Ossufo Momade, coordenador até a decisão definitiva que deverá acontecer durante o Conselho Nacional daquele maior partido da oposição.[CC]