Nacional
PR Nyusi lança sinal de aviso ao empresariado português
2015-07-17 07:08:47 (UTC+01:00)
O Presidente República, Filipe Nyusi, afirma que a sua visita de Estado a Portugal constitui ocasião para o lançamento de um sinal de aviso ao empresariado português.
MAPUTO - A visita do estadista moçambicano, a primeira deslocação fora do continente africano, constitui também pretexto para a reafirmação das relações entre os dois países, com laços históricas que datam desde a época da dominação colonial.
Estas relações são frutíferas e com benefícios mútuos, mesmo com a independência nacional de Moçambique adquirida em Junho de 1975.
O Chefe do Estado manifestou a determinação no capítulo das relações económicas no final do encontro havido hoje no Palácio de Belém, em Lisboa, primeiro momento mais alto da visita, onde esteve reunido com o homólogo e anfitrião, Cavaco Silva, e durante o qual passaram em revista aspectos relativos a cooperação.
“Moçambique continuará a aprimorar a cooperação económica com Portugal. No contexto diplomático estamos bem, mas precisamos de embarcar, de forma mais agressiva, nas relações económicas”, disse o Presidente, apontando, a título de exemplo, o facto de Lisboa ser o quarto maior investidor no país.
O desiderato do país, segundo o Presidente, jamais se vai circunscrever ao consumado até ao momento, porque Moçambique continua a querer mais, não apenas pela posição alcançada por este país parceiro, mas sim num prisma de volume e diversidade e em vários pontos do país, onde o potencial existente espera pelos interessados.[MCM]