Nacional

PR Nyusi mantém conversações com homólogo Emmanuel Macron

2021-05-17 15:27:10 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, vai manter amanhã, terca-feira, conversações com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação Moçambique e França.

Esta segunda-feira, no prosseguimento da visita de trabalho à França, o Chefe de Estado vai conceder uma audiência à direcção da multinacional TOTAL.
Este domingo, Filipe Nyusi esteve reunido com representantes das associações de moçambicanos residentes em França com os quais trocou impressões sobre a situação política económica e segurança do país, para além de colher a sensibilidade dos compatriotas que vivem na diáspora. 

Nyusi, citado pelo RM, referiu que,
"Relativamente a documentos, não ajudou muito o processo da covid-19 porque já estava planificado para se trazer equipas, nem que fosse de Berlin ou de Lisboa para virem fazer um trabalho aqui, para volta de duzentos moçambicanos identificados que residem neste país, mas as condições, como vocês melhor sabem, incluindo em Moçambique, há uma fase que se tinha parado o próprio processo de emissão de bilhetes ou cartas de condução, etc.. o voto, o direito de voto de facto merecem, só que é muito, nós olhamos para os custos”, disse.
A agenda deste domingo terminou com um jantar privado com embaixador da República de Moçambique junto à República Francesa, Alberto Maverengue Augusto.

Amanhã, espera-se que o Chefe do Estado participe na Cimeira sobre Financiamento das Economias Africanas com o objectivo de interagir com os parceiros de cooperação internacional, de modo a responder aos desafios económicos impostos pela pandemia da covid-19