Nacional

PR Nyusi submete ao parlamento proposta de revisão da Constituição

2018-02-09 13:10:03 (UTC+00:00)

O Presidente da Repúblia, Filipe Nyusi, anunciou que vai submeter hoje à Assembleia da República a proposta de revisão pontual da Constituição após consensos alcançados nas negociações de paz com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

MAPUTO - A proposta prevê que os governadores provinciais e os administradores distritais deixem de ser indicados pelo poder central, para passarem a ser uma escolha das forças que vencerem as assembleias provinciais e distritais, após eleições.

Filipe Nyusi falava hoje durante uma cerimónia alusiva ao seu 59.º aniversário, na Presidência da República, um encontro que contou com quadros do Governo e das Forças de Defesa e Segurança.

Para Nyusi, a proposta, apresentada numa comunicação oficial na quarta-feira, "pode não ser perfeita", mas "pelos menos o passo já foi dado".

"Eu estou satisfeito", acrescentou o chefe de Estado moçambicano, observando que o passo seguinte é garantir a viabilização deste projecto para o bem-estar dos moçambicanos.

A proposta sugere ainda que, ao nível autárquico, o presidente de cada município passe também a ser escolhido pela respectiva assembleia, em vez de ser sufragado directamente.[CC]