Nacional
PR português lamenta morte de ex-arcebispo da Beira
2016-04-15 07:41:37 (UTC+01:00)
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do ex-arcebispo da Beira Jaime Gonçalves, numa carta dirigida ao homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, recordando-o como uma "figura incontornável" da paz em Moçambique.
MAPUTO-Na mensagem de condolências, divulgada ontem pela Presidência moçambicana, Marcelo Rebelo de Sousa descreve um "sentimento de grande perda" ao ter tomado conhecimento da morte, a 06 de abril na cidade da Beira, de Jaime Gonçalves, mediador católico do Acordo Geral de Paz em Moçambique, assinado em Roma em 1992, encerrando 16 anos de guerra civil.
"Dom Jaime Gonçalves dedicou a sua vida a ajudar o próximo e a construir pontes, possibilitando o diálogo entre todos os moçambicanos e, assim, contribuindo para a paz e abrindo caminhos para a reconciliação de todos", afirma na carta de pesar citada pela Lusa.
Para o chefe de Estado português, que visitará Maputo entre 03 e 07 de maio, a atuação do bispo emérito da Beira constitui, "ainda hoje, um exemplo para todos, não apenas em Moçambique, mas um pouco por todo o mundo".[AM]