Nacional
PR quer correcção de falhas que lesam sector familiar
2020-06-20 10:25:12 (UTC+01:00)
O Presidente da República, quer ver corrigidas as falhas que impedem o sector familiar de beneficiar dos lucros provenientes da comercialização agrícola, situação que perpetua a pobreza em que se encontra a esmagadora maioria deste grupo de produtores.
MAPUTO- Para o efeito, sugere uma maior ligação dos pequenos e médios produtores aos principais mercados agrícolas, para além da criação de linhas de crédito que cubram osriscos associados àactividade agrícola.
A expectativa foi expressa ontem durante o lançamento oficial da campanha de comercialização agrícola 2020, acto que teve lugar no distrito da Manhiça, província de Maputo.
Embora o sector familiar seja uma importante fonte de força laboral na agricultura, que envolve 3.5 milhões de agregados, constitui o grupo que menos beneficia.
“O sector familiar é responsável pela maioria das culturas de rendimento colocadas no mercado(nacional e internacional). Mas,paradoxalmente, os valores que recebe pela sua produção são baixos, o que afecta a renda familiar e consequentemente a sua qualidade de vida, mantendo-se na pobreza cíclica e estrutural”, afirmou.
Fonte:Jornal Notícias