Nacional
PR reafirma em Gaberone compromisso com a causa da paz
2017-04-25 08:47:08 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou ontem, em Gaberone, capital do Botswana, que Moçambique continua comprometido com a causa da consolidação da unidade nacional, promoção da paz e no reforço da democracia.
MAPUTO- Filipe Nyusi citado pela Rádio Moçambique, referiu, igualmente, que Moçambique está empenhado no fortalecimento do estado de direito, estabilidade macroeconómica e diversificação das relações com os parceiros regionais e internacionais.
O chefe do estado falava no almoço oferecido pelo seu homólogo tswana, Seretse Khama, no quadro da visita de Estado que Filipe Nyusi efectua, desde esta segunda-feira, àquele país.
Segundo Filipe Nyusi, é no espírito de expansão das relações com os países da região e internacionais, que Moçambique tem estado a registar avanços na busca de uma paz efectiva, "com destaque para a relativa cessação de hostilidades militares que se registavam em algumas zonas no nosso país".
"Os resultados encorajadores que temos vindo a alcançar devem-se também a valiosa contribuição do Botswana, através do antigo Presidente da República, Siri Edmile Masire, que na sua qualidade de membro da equipa de facilitadores internacionais estabeleceu pontes que restauraram a confiança entre os moçambicanos" – enfatizou o chefe do Estado moçambicano citado pela Rádio Moçambique.
O estadista tswana, Seretse Ian Khama referiu que o encontro do fórum de negócios, a decorre esta terça-feira, em Gaberone, demonstra a importância e o reconhecimento que os governos dão as entidades do sector privado, como impulsionadoras do desenvolvimento económico dos respectivos países.
Entretanto, no âmbito do fortalecimento das relações de cooperação, os governos de Moçambique e do Botswana, assinaram, esta segunda-feira, quatro memorandos de entendimento, nas áreas de saúde, turismo, agricultura e construção. [FM]
Foto: Rádio Moçambique