Nacional
PR volta a "chumbar" exigências de Dhlakama
2015-07-20 12:46:23 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, voltou a chumbar a pretensão de Afonso Dhlakama, líder da Renamo, de querer governar as províncias onde teve mais votos nas eleições gerais de 15 de Outubro último.
MAPUTO – Segundo AIM, nas referidas eleições, a Frelimo e seu candidato, no caso vertente, o próprio Nyusi, foram declarados vencedores pela Comissão Nacional de Eleições, uma decisão que foi homologada pelo Conselho Constitucional.
Reagindo a uma questão colocada por um participante no encontro que manteve com a comunidade moçambicana residente na França, onde ele chegou no início da tarde de domingo para uma visita oficial de três dias, Nyusi explicou que a pretensão de Dhlakama deve ser vista como parte do processo de descentralização da governação.
O estadista moçambicano replicou veementemente, sublinhando que essa pretensão não está em consonância com o plasmado na Lei Eleitoral em vigor em Moçambique e que foi a base para a realização do sufrágio universal de 15 de Outubro.
Para melhor desfazer esta pretensão errónea de Dhlakama, Nyusi citou como exemplo um jogo de futebol, questionando aos presentes se na França existe um campeonato, tendo recebido uma resposta afirmativa.
Nyusi perguntou ainda a sua audiência o nome da equipe que venceu o último campeonato francês, tendo recebido como reposta Paris Sant Germain.
Quis ainda saber se esta equipa teria ganho todos os jogos disputados com outras equipas, tendo recebido um não, em uníssono, como resposta. [OD]