Nacional
PR votou na Escola Secundária Josina Machel
2018-10-10 08:53:18 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, acompanhado da sua esposa, Isaura Nyusi, exerceu esta manhã o seu direito de voto na Escola Secundária Josina Machel. O acto insere-se na realização das 5ª eleições Autárquicas.
MAPUTO- Esta é a primeira vez que Nyusi exerce seu direito de voto como Presidente da República.
Na ocasião o PR felicitou a CNE e o STAE por terem conseguido organizar as eleições mesmo com o momento de tensão em que o país vive.
Depois do PR foi a vez do ministro do Interior, Basílio Monteiro. A Procuradora Geral da República, Beatriz Buchili, também votou na Escola Josina Machel.
Na Josina Machel, estão presentes três observadores da CPLP e espera-se perto de 310 mil potenciais eleitores.
Já a presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo votou na Escola Secundária da Polana. O sistema electrónico de identificação das mesas não está a funcionar nesta escola onde tem seis mesas de votos, com uma média de 800 eleitores por mesa.
O Cabeça-de-lista da Renamo para a cidade da Beira, Manuel Bissopo, votou na Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba, Bissopo disse que é uma satisfação exercer o seu dever cívico e exortou a todos a irem às mesas de voto para escolher o seu representante nos municípios.
Depois de algumas complicações do reconhecimento do seu número de eleitor, Manuel de Araújo acaba de exercer o seu dever cívico na Escola Primária Completa de Coalane.
O cabeça-de-lista do partido Frelimo em Lichinga foi o primeiro a exercer o seu direito cívico, na Escola secundária Paulo Samuel Kankhomba, onde apelou aos eleitores a se dirigirem às mesas de voto para escolherem o futuro presidente do Conselho Autárquico.
Em Pemba, o dia 10 de Outubro foi oficialmente aberto pelo governador de Cabo Delgado, Júlio Parruque, que na companhia da sua esposa, e membros do governo, exerceu o seu direito de voto, na escola secundária de Pemba.