Nacional
Preço de energia sobe para tirar do “sufoco” a EDM
2015-11-06 07:53:56 (UTC+00:00)
A energia eléctrica no país, passou a ser mais cara desde 01 de Novembro corrente, uma mexida nas tarifas que passou de forma despercebida no seio dos clientes da Electricidade de Moçambique (EDM).
MAPUTO - Segundo escreve o jornal O País, os consumidores domésticos que perfazem 92 por cento do total dos clientes da Electricidade de Moçambique (EDM) passam a pagar mais 54 centavos por quilowatt/hora (kwh). A tarifa geral que abrange o comércio, escritórios, instituições públicas e empresas subiu 1.7 metical/kwh; para a média tensão industrial, a tarifa aumentou 69 centavos/ kwh; enquanto para a média tensão agrícola, o ajustamento foi de 30 centavos.
O director comercial da EDM justifica a revisão em alta das tarifas com o facto de a empresa estar no “sufoco” e não conseguir pagar as dívidas aos diversos fornecedores, sobretudo de energia eléctrica. “O ajustamento vai significar uma melhoria na tesouraria da empresa, mas não vai possibilitar fazer grandes investimentos, necessários para garantir a melhoria da qualidade de fornecimento de energia, o nosso maior foco neste momento”, explicou Sérgio Parruque. [OD]