Nacional

Prémio Norte-Sul 2015 entregue hoje a Joaquim Chissano e Lora Pappa

2016-06-30 09:34:18 (UTC+01:00)

O antigo Presidente da República Joaquim Chissano e a ativista grega Lora Pappa recebem hoje em Lisboa o Prémio Norte-Sul 2015 do Conselho da Europa, sendo distinguidos pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos.

MAPUTO- As distinções são entregues pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia na Assembleia da República.

De cordo com o Centro Norte-Sul, organismo do Conselho da Europa, com sede em Lisboa, Joaquim Chissano, Presidente de Moçambique entre 1986 e 2005, "é reconhecido pelo seu contributo para o reforço democrático em África e o seu envolvimento na procura da resolução pacífica de conflitos em diferentes zonas do continente, nomeadamente na sua qualidade de enviado especial da Organização das Nações Unidas".

Já a grega Lora Pappa, fundadora da organização não-governamental METAdrasi, é distinguida pelo seu "trabalho no apoio e encaminhamento de migrantes e refugiados, sobretudo aos grupos mais vulneráveis como as crianças e menores não acompanhados", refere o Centro Norte-Sul. [FI]