Nacional

Presidente da República visita a Argélia

2024-02-28 08:05:25 (UTC+00:00)

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, efectua, a partir de hoje até ao próximo dia 2 de Março, uma visita de trabalho à República Argelina Democrática e Popular, à convite do seu homólogo, Abdelmadjid Tebboune.

Durante a visita, o Chefe do Estado vai manter conversações com o seu homólogo argelino, no quadro do reforço das relações históricas de amizade e cooperação entre os dois povos e países, bem como visitar locais de interesse económico, histórico e cultural.

Na Argélia, o Presidente da República vai, igualmente, participar, no dia 2 de Março de 2024, na 7.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Fórum dos Países Exportadores do Gás (FPEG/GECF), que irá decorrer sob o lema “Fazer do Gás Natural o Recurso Central de um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”.

A Cimeira vai debruçar-se sobre matérias que impulsionem os países e governos a abraçarem as novas tendências e dinâmicas do sector para permitir um ambiente global, sustentável para o sector de gás no futuro, bem como reforçar o papel dos países exportadores de gás na preservação dos seus interesses, quer nacionais quer da organização.

Nesta deslocação, o Presidente Nyusi far-se-á acompanhar pela Primeira Dama, Isaura Ferrão Nyusi, Ministros dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias; Interior, Pascoal Ronda; Vice-Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves; Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze; Quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

A chegada do Presidente Filipe Nyusi a capital argelina, Argel, está prevista para o fim da tarde de hoje, onde será recebido pelo Primeiro-Ministro deste País, Nadir Larbaoui, devendo posteriormente manter um "briefing" com a delegação moçambicana que o acompanha.