Nacional
Presidente do município e vereador da Maxixe já estão em liberdade
2015-11-08 03:36:16 (UTC+00:00)
O Presidente do Município da Maxixe, Simão Rafael, e o vereador de urbanização, Jacinto Chaúque, que tinham sido detidos esta semana, foram libertos mediante a ordem da procuradoria daquele ponto da província de Inhambane.
MAPUTO - O edil, segundo o jornal Diário de Moçambique, foi detido na manhã da última segunda-feira e o vereador na noite de domingo.
Simão Rafael foi detido depois de ter protagonizado supostos desmandos na sede da 1ª esquadra, onde se deslocou, após a detenção do seu vereador, para exigir a sua libertação. Uma fonte policial disse que o edil se teria dirigido de uma forma muito deselegante.
Rafaell é acusado de crime de abuso de poder e de confiança, segundo a mesma fonte policial, que considera vergonhosa a atitude do autarca.
O edil é também acusado de ameaçar a integridade física do primeiro secretário do partido Frelimo, Francisco Jossias, e o representante do Estado na mesma urbe, José Mabureza, que já accionaram um processo criminal contra o vereador Chaúque, por outros motivos.
Refira-se que o edil, o vereador e outros técnicos da edilidade enfrentam um processo judicial, acusados de corrupção pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção.[OD]