Nacional

Presidente Nyusi exige maior proactividade dos novos membros dos órgãos da FRELIMO

2017-10-03 06:18:17 (UTC+01:00)

O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, exorta aos membros recém-eleitos dos órgãos do partido para que assumam uma postura mais proactiva e estejam adiantados no tempo como forma de acelerar a unidade, paz e desenvolvimento nacional.

MAPUTO - Nyusi, que é igualmente Presidente da República, explica que o cumprimento integral do Programa da Frelimo para os próximos cinco anos, aprovado pelo 11º Congresso, depende da entrega incondicional de todos os moçambicanos.

“Hoje começa a marcha para o 12º Congresso. A marcha faz-se trabalhando, faz-se realizando tarefas que nos fomos confiadas”, disse Nyusi, durante o comício que orientou esta segunda-feira no município da Matola, província meridional de Maputo e que tinha por objectivo apresentar os membros dos novos órgãos eleitos no evento.

Também foi um momento que serviu para anunciar e explicar aos participantes as decisões saídas do 11º Congresso, um evento que terminou na madrugada de hoje.

Nyusi apontou o combate à corrupção e crime organizado, bem como o aumento da produção e produtividade como sendo alguns dos maiores desafios da actualidade.

Por isso, a semelhança do seu discurso da abertura do Congresso, Nyusi voltou a abordar a questão da corrupção afirmando que “estamos determinados para embarcar numa batalha cerrada contra a corrupção e contra o crime organizado a partir do terreno, da escola, do hospital, da estrada, da empresa seja privada ou pública e em todo o lado essas mudanças terão que ocorrer”.

Sobre o programa da Frelimo para os próximos cinco anos, Nyusi vincou a necessidade de os moçambicanos pautarem pela unidade, ética governativa e, particularmente, o apartidarismo.[CC]