Nacional

Prevê-se criação de novas zonas metropolitanas

2024-05-22 10:43:51 (UTC+01:00)

Moçambique projecta criar, a breve trecho, novas áreas metropolitanas para responder aos desafios impostos pelo crescimento urbano, nos últimos anos, ao redor das principais cidades, impulsionado pelo êxodo rural.

A instituição das metrópoles está prevista na Política Nacional de Urbanização, recentemente aprovada pelo Executivo, segundo Plácido Pereira, director nacional de Desenvolvimento Autárquico no Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP).

Considera o êxodo rural a elevada taxa de natalidade e questões económicas como alguns dos factores que influenciam o crescimento da urbanização no país e no mundo.

Neste contexto, segundo MAEFP, decorrem estudos visando a transformação em áreas metropolitanas das cidades de Moatize e Tete, na província de Tete; Dondo e Beira, em Sofala; Nampula-Namialo-Nacala, entre outros espaços.


Trata-se de um processo que será antecedido pela elaboração de uma estratégia de implementação e a aprovação da respectiva legislação.
Para a fonte, a medida permitirá a concentração de recursos na resolução dos problemas que afectam as áreas administrativas que passarão a integrar as metrópoles.