Nacional

Primeiro-ministro optimista na recuperação da economia moçambicana

2016-12-16 07:11:08 (UTC+00:00)

O Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, manifestou o seu optimismo e confiança na recuperação da economia do país, no próximo ano.

MAPUTO-Falando ontem na Assembleia da República (AR), Do Rosário disse que a maior concentração deve estar assente na restauração da paz efectiva e duradoira, estabilização da macroeconomia, visando criar um clima favorável para o investimento interno e externo.

Apontou ainda como desafios o aumento da produção e produtividade, sobretudo no sector agrário e pesqueiro, como forma de garantir a segurança alimentar e baixar o custo de vida; e o início da implementação dos projectos de liquefacção do gás natural da Bacia do Rovuma, na província nortenha de Cabo Delgado.

O Primeiro-Ministro destacou a transferência gradual de funções e competências dos órgãos do Estado para as autarquias, como um mecanismo de concretização da descentralização administrativa e de autonomia dos municípios, bem como da restauração da confiança junto dos parceiros internacionais.

Sobre a restauração da confiança, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reconheceu, esta semana, que nos últimos meses registaram-se vários desenvolvimentos económicos positivos no país, mas defende a introdução de ajustes adicionais como forma de consolidar a estabilidade macroeconómica e financeira.[AM]