Nacional

Primeiro secretário de embaixada acusado de corrupção

2016-04-22 13:50:13 (UTC+01:00)

O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) surpreendeu, ontem, o funcionário de uma embaixada, residente em Moçambique, em um acto corrupto.

MAPUTO- O caso deu-se na Direcção de Identificação Civil (DIC) da Cidade de Maputo, e o individuo em causa cujo nome e nem a missão diplomática foram revelados exerce a função de Primeiro Secretário em uma embaixada.

Segundo o comunicado em nossa posse trata-se de uma funcionária que exerce funções de assistente administrativa na DIC, que foi surpreendida pela equipe de investigadores do GCCC a receber indevidamente 10 mil meticais em troca da emissão de Bilhetes de Identidade a favor de dois menores de nacionalidade estrangeira que se faziam acompanhar pelo referido Primeiro Secretário.

O documento refere que o infractor intercedeu a favor dos menores, no sentido de solicitar à funcionária da Direcção de Identificação Civil a emissão ilegal de B.I.s, tendo, para o efeito, contado com a intervenção de uma terceira pessoa que serviu de intermediário.

A funcionária foi detida em flagrante delito para responder em juízo por esta prática, enquanto contra o Primeiro Secretário decorrem procedimentos legais com vista a sua responsabilização criminal. [FI]