Nacional

PRM encontra fardamento da Renamo na residência dos "homens catana"

2016-03-07 13:40:34 (UTC+00:00)

A Polícia da República de Moçambique (PRM) desmantelou ontem através de denúncia popular uma residência onde saíam os "homens catana" ou grupos de criminosos que semeavam terror no bairro da Maxaquene, arredores da cidade de Maputo.

MAPUTO-Trata-se de uma residência localizada no bairro Luís Cabral onde a PRM encontrou diversos materiais paramilitares de entre esses fardamentos da Renamo , equipamentos de comunicação o que deixou a corporação mais preocupada.

O comandante da PRM a nível da cidade de Maputo, Bernardino Rafael explicou hoje que não estavam a descansar para esclarecer o caso de homens catana que utilzam instrumentos contundentes para criar terror naquele bairro.

Segundo Rafael, algum material assemelha-se ao fardamento da Renamo e estava misturado material de propaganda deste partido.

"Não nos preocupa o material de propaganda mas sim esta ligação entre o grupo que criava terror com catanas em Maxaquene e residência que alberga criminosos. Também estamos preocupados porque na mesma residência estava misturado entre uma parte visivelmente material do fardamento da Renamo e o material da G4s",disse.

O comandante disse que a PRM já por isso convidou a empresa de segurança G4s para explicar esta ligação entre aquela casa que alberga criminosos e aparecimento do material desta instituição.

"Queremos esclarecer essa situação mas a essência é que descubrimos a casa em que saía a logística dos homens catana que criava terror Maxaquene", sublinhou.

Bernardino disse ainda que no interior da casa foram ainda encontradas lanternas que estes usavam.

O comandante deu a conhecer que uma parte dos individuos residentes no bairro da Maxaquene foram membros da Renamo.

"Por isso estamos preocupados com a presença destes homens que usam catanas.E queremos apelar a população muita vigilância pois a descoberta desta casa foi graças a denûncia popular", concluiu.[AM2]