Nacional

PRM promete continuar recolher armas em mãos alheias

2015-10-13 11:47:09 (UTC+01:00)

A Polícia da República de Moçambique (PRM) prometeu nesta terça-feira, continuar com a campanha de recolha de armas de fogo, que estão na posse de indivíduos não autorizados para a posse das mesmas.

MAPUTO - Este pronunciamento surge, depois da última sexta-feira, as Forças de Defesa e Segurança (FDS), terem se dirigido a casa do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na cidade da Beira, de onde levaram as armas que se encontravam na posse dos seguranças pessoais do presidente do maior partido da oposição no país.

O porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) quando questionado sobre o desarmamento dos guardas de Dhlakama, que estão desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992 armados e só agora é que as autoridades levam a cabo o processo de retirar-lhes o material bélico da sua posse, disse que o material estava sendo utilizado de forma ilegítima.

“…o armamento estava sendo utilizado de forma restrita na protecção do próprio líder e em função da evolução da situação e intranquilidade que nos últimos dias nós temos assistido, entendemos que aquelas armas estavam sendo utilizadas em condições ilegítimas nos termos que foram alocados a guarda, disse Inácio Dina.

Dina, enalteceu ainda a passividade com que o líder da Renamo fez a entrega das armas que estavam na posse da sua segurança pessoal.

Refira-se que a Renamo, ontem exigiu a criação imediata de uma força de protecção de altas individualidades do país, constituída por seus elementos. [OD]