Nacional
PRM repudia intensificação dos ataques dos homens armados da Renamo
2016-05-27 13:11:36 (UTC+01:00)
A Polícia da República de Moçambique (PRM) repudia a intensificação dos ataques por parte dos homens armados da Renamo.
MAPUTO- Segundo a polícia o que vem acontecendo é bastante grave para aquilo que é a pretensão de todo o moçambicano que quer ver o seu país a desenvolver e interessado em levar a sua vida com normalidade.
Falando hoje durante uma conferência de imprensa, o porta-voz do Comando Geral da PRM, Inácio Dina disse que diariamente tem vindo a ser reportados o intensificar dos ataques e, consequente, luto que os bandidos armados estão a causar.
Só nos últimos 15 dias, isto de 11 a 26 de Maio corrente, de acordo com Dina foram registados 18 ataques nas províncias de Sofala, Tete, Manica e Zambézia.
Os mesmos saldaram-se em sete mortos, contando-se cinco moçambicanos, uma filipina e um chines, trinta feridos dos quais 17 em estado grave e avultados danos matérias.
Ainda segundo Dina, há ainda o registo de entre três a quatro dezenas de escolas que estão a fechar porque as pessoas não podem se deslocar aos estabelecimentos de ensino, porque os homens armados da Renamo estão a inviabilizar esses processos normais de produção e de convívio dentro da comunidade.
"Estes ataques não só estão a afectar somente cidadãos nacionais, assim também estrangeiros.
Com a morte dessas pessoas muitas famílias ficaram amputadas. Esses ataques estão a criar prejuízo quer para o desenvolvimento do país, quer para a coesão e consistência das famílias onde essas pessoas viviam", concluiu.[AM]