Nacional
Profissionais de saúde juntam-se para debater desnutrição crónica
2016-08-31 14:24:37 (UTC+01:00)
Técnicos de Saúde encontram-se reunidos desde ontem, na cidade de Tete, para debaterem matérias ligadas à desnutrição crónica no país.
MAPUTO- Segundo as autoridades sanitárias, a província de Tete possui uma taxa de desnutrição crónica de 44,2 por cento, tendo sido registados no primeiro semestre do ano em curso registou quatro mil casos, que resultaram na morte de 73 crianças menores de cinco anos.
Os quatro mil casos notificados são o dobro do número registado em igual período do ano passado. O aumento é descrito como preocupante, tendo como principais causas a seca que assola a província de Tete, com maior incidência os distritos localizados na zona sul, incluindo Changara, Marara, Mágoè, Cahora Bassa e Mutarara.
Marla Amaro, chefe do Departamento de Nutrição, no Ministério da Saúde, citado pela AIM, disse em declarações a imprensa que a desnutrição crónica é preocupante atendendo que Moçambique possui uma elevada taxa, calculada em 43 por cento.
Actualmente, decorrem várias as acções que estão a ser levadas a cabo pelos sectores da Saúde e Agricultura, cujos resultados são positivos. O testemunho disso é a redução da taxa de mortalidade que caiu de 10 por cento em 2014 para nove no ano passado. [FI]